São Paulo Golf Club em Santo Amaro

São Paulo Golf Club em Santo AmaroSão Paulo Golf Club - Por volta do final do século XIX, ingleses e escoceses, que trabalhavam na São Paulo Railway, e em outras empresas britânicas, promoveram as primeiras iniciativas para a formação de um grupo de pessoas interessadas em jogar golfe na cidade de São Paulo.

O primeiro local escolhido para a prática do esporte, então tipicamente britânico, foi a Chácara Dulley, localizada entre os rios Tamanduateí e Tietê, em área que, no século XVIII pertenceu aos beneditinos, de propriedade do norte americano Charles Dulley.
Na época pelo seu espaço e localização privilegiada, a Chácara praticamente centralizava as atividades britânicas na cidade.

Entretanto, a expansão urbana obrigou esses golfistas pioneiros a se mudarem para outro local.
A área escolhida localizava-se onde hoje está o bairro Bela Vista, então pouco habitada.
Foi nesse novo local que esse grupo pioneiro, resolveu então, fundar um clube onde pudessem praticar o golfe, junto com seus familiares.
Nascia assim, em 1901, o São Paulo Country Club, consolidado com a construção de um novo campo.

Como se situava na parte mais elevada, o local ficou conhecido como "Morro dos Ingleses", cuja denominação permanece até hoje. J. M. Stuart foi o vencedor do primeiro torneio jogado em 1903.

O "Morro dos Ingleses" passou a atrair mais gente e o progresso, inevitavelmente, chegou ao local, obrigando outra mudança: Bairro do Jabaquara. Lá ficaram até por volta de 1915.

Em terreno adquirido da "Light" situado em Santo Amaro, para além do Largo 13 de Maio foi feito um novo campo. Corria o ano de 1915.

Com o passar dos anos, o club foi crescendo, firmando-se como um dos mais tradicionais do Estado - já com o nome de São Paulo Golf Club - e passando a ostentar invejável status.

Era preciso acompanhar o progresso. E as diretorias não descuidaram da melhora que se faziam necessárias, para atender ao crescente número de associados e as exigências dos mesmos. Assim em 1935 foi processada a primeira reforma, quando o club contratou os serviços de um dos maiores nomes em arquitetura de campos de golfe dos Estados Unidos, Stanley Thompson, que com a ajuda do Profissional José Maria Gonzalez, com muitos anos de clube, introduziu as reformas do campo e greens de grama, em substituição aos de areia.

Em 1964, a antiga sede, que já se mostrava pequena, foi demolida, dando lugar à atual. A grama existente foi substituída, então, pelo tipo tifton 328.
Quase todos os greens foram remodelados e novos tees foram feitos em quase todos os buracos. Na oportunidade foi construído também o "driving range" (campo de treino) uma antiga reivindicação dos associados. Foi também construído um mini campo com 6 buracos, de par 3, na área compreendida entre buracos números 13, 14 e 15, para o jogo de principiantes e menores.

O São Paulo registra com orgulho, as passagens de grandes campeões pelo club, golfistas mundialmente conhecidos como Sam Snead, Arnold Palmer, Billy Casper, Bob Toski, Tom Watson, Roberto de Vicenzo, F.R.Stranahan, Ted Kroll, Lou Graham, Mario Gonzalez, Jay Hebert, Ray Floyd, Mike Souchak, David Thomas, Vicente Fernandez, Day Rees, Jim Turnesa, Lloyd Mangrum, Tom Weiskopf, Lanny Watkins, Henry Cotton, Tony Jacklin, Antonio Cerda, Leopoldo Ruiz, J. B. Segura, Martin Pose, Fay Croker, P. Diniz e muitos outros, que pedimos desculpas por não mencionar.

O campo do São Paulo Golf Club, é um dos mais agradáveis para se jogar, pois é ligeiramente ondulado, e tem buracos de conceito técnico muito bom, um arvoredo muito bonito, sempre florido e uma grama de ótima qualidade em todos os seus fairways, greens e tees.



Personalidades

O São Paulo Golf Club já recebeu personalidades como: Alice Cooper, Galvão Bueno e Eduardo Caballero, George Bush, Jorge Ben Jor, Nigel Mansell, Plínio Gabriel, Mansell e Luizinho, Ronaldinho e Rubinho Barrichello.



São Paulo Golf Club
Praça Dom Francisco de Souza, 540 - Bairro: Santo Amaro
(11) 5521-9255

Fonte: http://www.spgc.com.br/


Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraSantoAmaro
Fale com EncontraSantoAmaro
Anuncie no EncontraSantoAmaro
Cadastre sua Empresa no EncontraSantoAmaro (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSantoAmaro | Privacidade EncontraSantoAmaro


Bandeira do Bairro de Santo Amaro