Estátua Borba Gato em Santo Amaro

Estátua do Borba Gato em Santo Amaro Manuel de Borba Gato (1649 - 1718) foi um bandeirante paulista. Iniciou as suas atividades com o sogro, Fernão Dias Pais.

Borba Gato faleceu, em 1718, com quase 90 anos de idade, ocupava o cargo de Juiz Ordinário da vila de Sabará.

Ignora-se onde foi sepultado, talvez na Capela de Santo Antônio ou na Capela de Santana, ambas do arraial velho de Sabará, ou ainda, segundo alguns autores, em Paraopeba onde tinha um sítio.

Além de descobridor de minas, foi hábil administrador no fim da vida.




Estátua em Homenagem

Na cidade de São Paulo foi construída uma estátua em homenagem a Borba Gato. Inaugurada em 1963, na comemoração do IV Centenário de Santo Amaro, a estátua demorou seis anos para ser construída.

Foi obra do escultor Júlio Guerra, que para realizá-la utilizou trilhos de bonde para compor a estrutura de concreto, posteriormente revestida com pedras coloridas de basalto e mármore. A Estátua Borba Gato possui dez metros de altura e pesa vinte toneladas, sendo a fase mais difícil a colocação da cabeça, que, pesando três toneladas, foi alçada por mais de dez metros de altura.

Localizada à altura 5700 da Avenida Santo Amaro, em confluência com a Avenida Adolfo Pinheiro, a estátua integra o Inventário de Obras de Arte em Logradouros Públicos da Cidade de São Paulo, mantido pelo Departamento do Patrimônio Histórico.

 

Estátua Borba Gato
Avenida Adolfo Pinheiro - Bairro: Santo Amaro
Avenida Santo Amaro, 5.700 - Bairro: Santo Amaro



fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Borba_Gato




  Sobre o EncontraSantoAmaro
Fale com EncontraSantoAmaro
Anuncie no EncontraSantoAmaro
Cadastre sua Empresa no EncontraSantoAmaro (grátis)



Termos EncontraSantoAmaro | Privacidade EncontraSantoAmaro


Bandeira do Bairro de Santo Amaro