• página inicial|
  • notícias Santo Amaro|
  • busca|
  • sobre Santo Amaro|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias do bairro Santo Amaro
siga-nos:
Blog de Santo Amaro
Encontra Santo Amaro no Google+
siga o Encontra Santo Amaro no Twitter
siga o Encontra Santo Amaro no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Pesquisa PROVAR/FIA revela importância do merchandising como estímulo ao consumo da baixa renda em Santo Amaro

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Ferramenta tem papel fundamental nos segmentos de vestuário e calçados .

O PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, anuncia os resultados da pesquisa “Promoções: a importância do merchandising na comercialização de vestuário e calçados para o público de baixa renda”. Em amostra com 400 pessoas constatou-se que 60,3% do total de entrevistados responderam com compras às exposições de produtos no interior da loja: balcão, prateleira ou de alguma forma de apresentação com os produtos suspensos (pendurados). Esse resultado é verificado principalmente pela maioria de compradores alocados na classe C, que representam 85% do universo de entrevistados.

Como geralmente as decisões de consumo são tomadas no ponto de venda, foi estudada a influência do merchandising nas decisões de consumo da baixa renda, especificamente no segmento de vestuário e calçados. Por razões de representatividade, quatro sub-distritos do município de São Paulo foram escolhidos para se realizar o levantamento: Santo Amaro, Lapa, Penha e Tucuruvi.

Do total da amostra, 85% dos entrevistados desses bairros pertencem à classe C e 15% à classe D, sendo que 56% possuem baixa escolaridade. A grande maioria eram mulheres, 71%, divididas em 62% da classe C e 9% da classe D. Os homens representaram 29% da amostra, 23% da classe C e 6% da classe D.

Para 48,8% dos entrevistados, a motivação principal para estar no bairro era realmente realizar suas compras. Comportamento observado em ambas as classes sociais em questão. Enquanto que 62,5% dos entrevistados afirmam ter comprado porque precisavam dos produtos, 35,3% alegaram ter aproveitado uma oferta e 7,3% foram influenciados pelo produto exposto.

Quanto à motivação da escolha por determinada loja, 61% dos entrevistados foram atraídos pela existência de ofertas, enquanto 28,5% optaram por fidelidade à loja. Ao contrário do que muitos imaginam, o comportamento insistente dos vendedores foi apontado como o principal inibidor das compras principalmente para o sexo masculino.

“A escolha por uma mercadoria sofre forte influência pelo modo que a mesma está exposta. Do total de entrevistados, 66,8%, alegaram ter tomado conhecimento do produto adquirido circulando no interior da loja, 13% já conheciam o produto e 18,6% foram estimulados pela sua exposição na entrada do local ou na vitrine”, comenta o Prof. Claudio Felisoni, coordenador-geral do PROVAR.

Felisoni afirma que quase metade da amostra (42,6%) comprou estimulada pelas ações de merchandising. “Concluímos que as ações de marketing nos pontos de venda são muito importantes para as atividades comerciais”, finaliza.

Sobre o Provar: o Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 e tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicações, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Sobre a FIA: eleita a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, , oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coord enadores de projetos.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 29 no ranking dosmelhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro no elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 5° mais experiente do mundo.

Fonte: Portal Fator Brasil

Esta notícia foi publicada em sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 a 9:52 na categoria Notícias Santo Amaro.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    29
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • ONG Matemática em Movimento seleciona alunos para novas turmas de 2017
    • Santo Amaro recebe palestra gratuita para pequenos e médios empresários
    • Conheça o novo site de Classificados de Santo Amaro
    • 1° Circuito de Projetos Multimídia reúne diversas atrações gratuitas em Santo Amaro
    • CAT Santo Amaro oferece mais de 7 mil vagas
    • Santo Amaro: Confira a programação Biblioteca Pública Municipal Belmonte para fevereiro
    • Clube Escola Joerg Bruder, em Santo Amaro, oferece novas modalidades esportivas
    • Sesc Santo Amaro exibe curtas nacionais e internacionais para crianças
    • Atividades no Clube Escola Joerg Bruder agitam as férias em Santo Amaro
    • Estação Santo Amaro recebe projeto Piano no Metrô
  • Categorias

    • Cursos Santo Amaro (18)
    • Empregos Santo Amaro (17)
    • Eventos Santo Amaro (104)
    • Exposição Santo Amaro (6)
    • Mostras Santo Amaro (1)
    • Notícias Santo Amaro (287)
    • Serviços Santo Amaro (71)
    • Shows Santo Amaro (274)
    • Teatro Santo Amaro (28)
    • Vagas de Emprego Santo Amaro (19)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias do bairro Santo Amaro
Termos do Serviço | Política de Privacidade