Santa Casa de Santo Amaro

Santa Casa de Santo AmaroNo dia 15 de dezembro de 1895 foi fundada da Sociedade Beneficente N. S. da Conceição que, mais tarde, construiria a Santa Casa de Santo Amaro.

O Hospital foi inaugurado em 8 de dezembro de 1899. Modesto, no início, tinha duas enfermarias, cozinha e água de poço. Uma enfermeira e sua filha faziam todo o serviço.

Para tratar dos doentes, a diretoria foi buscar em São Paulo o médico Dr. Thomaz de Aquino Monteiro de Barros, o primeiro clínico geral da Santa Casa de Santo Amaro.

Outro fato marcante da história da Santa Casa foi à criação da Faculdade de Medicina de Santo Amaro, em 1970, pelo corpo clínico do hospital, que se tornou, posteriormente, corpo docente.

A Santa Casa se transformou, então, em hospital das clínicas da Faculdade, mantida pela OSEC, hoje Universidade Santo Amaro – UNISA – e serviu de internato para as três primeiras turmas de formandos, em 1975,76 e 77. No decorrer das décadas, a Santa Casa passou por inúmeras gestões administrativas que muito contribuíram para o seu crescimento e projeção.

O atual provedor Tarquínio Borralho Leite Pereira e diversos membros da Mesa Diretora, assumiram o comando da entidade em 1981. O progresso e melhorias, do complexo hospitalar, nesse período, são notórios.

Além disso, foram feitas grandes reformas internas que transformaram o velho prédio da Santa Casa em um novo e bem equipado hospital, o maior da Zona Sul de São Paulo que, atendendo uma grande massa de carentes, cumpre seu destino de Casa de Caridade, com dignidade e modernidade, aguardando os desafios do futuro.

A Santa Casa de Santo Amaro é hospital filantrópico, reconhecido no Conselho Nacional de Assistência Social, sem fins lucrativos e considerados de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal.

Santa Casa de Santo Amaro
Rua Isabel Schmidt, 59 - Bairro Santo Amaro - Sâo Paulo - SP
CEP: 04743-030
(11) 5525-8700




  Sobre o EncontraSantoAmaro
Fale com EncontraSantoAmaro
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santo Amaro no Facebook siga o Encontra Santo Amaro no Twitter Encontra Santo Amaro no Google+


Termos EncontraSantoAmaro | Privacidade EncontraSantoAmaro