Instituto Labor & Vita em Santo Amaro

Instituto Labor & VitaO Instituto Labor & Vita é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), composta por pessoas interessadas em promover, através do combate à pobreza, o desenvolvimento econômico e social nas localidades em que estiver atuando.

Destacamos abaixo as diversas atividades desenvolvidas pelo Instituto Labor & Vita em todo o território nacional, através de parcerias com empresas, entidades públicas e privadas:

Esporte

Programa

Promove o desenvolvimento de atividades educativas de esporte recreativo e lazer, incluindo o de criação nacional e de identidade cultural, para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências, em núcleos com atividades sistemáticas como oficinas de esporte recreativo, jogos, danças, ginástica, teatro, música, orientação a caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura local, bem como a organização popular, na realização de macros eventos de lazer.

Centro de Treinamento “Portal das Águas”

Em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros, o Instituto Labor & Vita é responsável pelas aulas de preparação das equipes de Voleibol, Basquete e Handebol para os Jogos da Cidade 2006, bem como oportunidades de lazer para jovens e adultos através da prática esportiva saudável.

Jogos da Cidade 2009 e 2010

Realização em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes do município de São Paulo, na maior competição esportiva amadora do país e uma das maiores do mundo, nas 31 subprefeituras de São Paulo. Presta serviço de suporte técnico operacional para a realização das competições de basquetebol, futsal, futebol, handebol e voleibol com preparação do kit de material para apoio e de primeiros socorros para as atividades.

Saúde

Programa de Agentes Comunitários da Saúde – PACS

Programa do Ministério da Saúde, implementado pelo Instituto Labor & Vita em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, que consiste na capacitação e operacionalização de agentes comunitários de saúde, profissionais cuja função é promover a atenção básica de saúde através de visitas domiciliares, interagindo com a comunidade nos cuidados básicos preventivos e de educação em saúde, neste programa capacitamos 100 agentes comunitários.

Capacitação e Treinamento na Área de Faturamento do S.U.S.

O Instituto Labor & Vita realizou curso no Hospital Regional da cidade de Sorocaba, capacitando e fornecendo treinamento para 70 pessoas (médicos, enfermeiros, auditores e faturamento) em conhecimentos sobre a composição do prontuário médico, regulamentações, tabelas e nova estrutura do sistema Datasus.

Curso de BLS (Basic Life Support)

Realizado no Hospital Regional de Sorocaba realizou com extrema competência curso de primeiros socorros BLS, para os profissionais de Resgate e Pronto Socorro com certificação da “Americam Heart Association” sendo que capacitou 100 profissionais.

Educação

Projeto “São Paulo é uma Escola” (Atividades no Contra-turno Escolar)

Em convênio com a Diretoria Regional de Ensino do Campo Limpo, Socorro e Santo Amaro, o Instituto Labor & Vita realiza oficinas pedagógico-culturais, coordenados por profissionais da área de educação, cultura e esporte, que organizam o antes e o depois das aulas nas escolas. Este projeto vem beneficiando mais de (6000) crianças e adolescentes, matriculadas no Ensino Fundamental e também empregou mais de 50 profissionais Oficineiros, 2006 à 2010.

Programa Escola de Fábrica

Em parceria com o Ministério da Educação, foi desenvolvido e operacionalizado pelo Instituto Labor & Vita, com o objetivo de incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho, proporcionando-lhes cursos de iniciação profissional em unidades formadoras no próprio ambiente das empresas, onde foram capacitados (1200) jovens em 12 cursos realizados no Estado de São Paulo. Os cursos desenvolvidos tornaram-se referência nacional para outras entidades credenciadas pelo programa, 2006/2007.

Cultura

Circuito Alternativo de Cinema Comunitário (CACC)

Projeto desenvolvido para levar educação e entretenimento às comunidades mais distantes e com pouco acesso à informação e cultura, através da exibição gratuita e não formal de filmes em um telão com medida de 36m².

Projeto “Virada Cultural”

Grande evento da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Instituto Labor & Vita promoveu eventos em 7 bairros da região de Parelheiros, onde músicos, atores e artistas puderam mostrar o grande potencial artístico da região.

Projeto Oficinas Culturais – Dança e Grafite

Projeto tem o objetivo de proporcionar a inclusão social, socializando o indivíduo numa participação mais cidadã, conscientizando para o respeito à diversidade cultural e social, possibilitando o acesso às diversas áreas do conhecimento, empreendedorismo, através da linguagem de fácil compreensão, promovendo o senso pela arte, educação e cultura. Realizados com recursos do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

II Seminário “Discutindo a Mulher”

Coordenando este Seminário, que foi realizado no Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros, foram oferecidas oficinas temáticas sobre cidadania, saúde, direitos, família, violência-doméstica e empreendedorismo, contando com um público superior a 600 mulheres.

Capacitação

Protejo

Projeto de autoria do Instituto Labor & Vita realizado na Cidade do Embú-Guaçú em parceria com o Ministério da Justiça, realiza curso de capacitação profissional, inclusão digital, cidadania a jovens em situação de risco e vulnerabilidade, onde tivemos a participação de 1.000 jovens.

Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ)

Implantado em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT-SP), onde foram capacitados 200 (cem) jovens em Telemarketing (200 horas) no município de Várzea Paulista interior de São Paulo, 2004.

V.I.V.E.: Valorização da Vida Especial

Projeto realizado em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos capacitou profissionalmente no ano de 2008, 100 (cem) portadores de Necessidades Especiais e encaminhou ao mercado de trabalho com êxito em 100% das vagas, 2008.

Programa Projovem Adolescente – Serviço Sócio-educativo

Programa vem sendo executado no município de Santa Bárbara D’Oeste e Marília, é um serviço sócio-educativo que visa criar mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Meio Ambiente

Projeto FEMA (Fundo Especial do Meio Ambiente)

Idealizado pelo Instituto Labor & Vita e com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, realizou projeto Educação Ambiental com o “Portal Interativo da Rede Hídrica dos Rios Tietê/Pinheiros e Capivarí-Monos”, apresentando seminário e curso sobre o manejo a importância da preservação das áreas de mananciais das represas do Guarapiranga e Billings, a população atendida foi mais de 10.000 pessoas sendo essas, da rede pública, da Comunidade, além da capacitação de professores da rede pública estadual. Para esse projeto foi confeccionado uma maquete didático-pedagógico (1,20m x 1,80m), atualmente disponível em nossa entidade.

Programa de Treinamento em Agricultura Sustentável

Projeto realizado em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros, com o objetivo claro de criar, aprimorar novas formas de geração e renda, com a aplicação de novas técnicas, pesquisas de campo e outros meios obtidos através de diagnósticos tais como: área geográfica da localização das famílias e comunidades; tipo de construção, iluminação, saneamento básico, tratamento de água, escoamento sanitário, preservação ambiental; quantidade de pessoas (mulheres, homens, crianças), faixa etária, nº de empregados e desempregados; formação escolar, nº. de pessoas com necessidades especiais e nº de pessoas assistidas pelo INSS, renda familiar, despesas, entre outros.

Desenvolvimento Social

Movimento Solidário

Desenvolvido pelo Instituto Labor & Vita, é um grande evento onde foi proporcionado as pessoas da região um dia de lazer, recreação e entretenimento somado à prestação de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação e emprego, na sua última edição, contou com um público superior a 5.000 pessoas, composto na sua maioria por crianças pertencentes às comunidades carentes da zona Sul de São Paulo, 2004 à 2006.

Voluntários da Alegria

Colaboradores do Instituto Labor & Vita constituíram um grupo que presta serviços voluntários em creches e orfanatos, oferecendo brincadeiras, vídeos educativos e outras atrações para as crianças.

Ação Global (regional)

Participando da iniciativa da Rede Globo e do SESI realizado no autódromo de Interlagos, a entidade realizou seu atendimento ao público através de um stand, que ofereceu orientações sobre a criação e regularização de cooperativas e ONG’s, além de promover a apresentação de artistas da região.

Centro de Cidadania da Mulher

Apoiando a Subprefeitura de Parelheiros, o Instituto Labor & Vita realizou o evento de inauguração deste centro, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre os quais o então prefeito José Serra e o seu respectivo vice, Gilberto Kassab. Neste encontro tivemos a participação de 300 mulheres.

Instituto Labor & Vita
Rua Capitão José Inocêncio Taques Alvim, 109 - Sala 06 - Bairro: Santo Amaro
(11) 5548-8613



Fonte: http://www.laborevita.org.br/




  Sobre o EncontraSantoAmaro
Fale com EncontraSantoAmaro
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santo Amaro no Facebook siga o Encontra Santo Amaro no Twitter Encontra Santo Amaro no Google+


Termos EncontraSantoAmaro | Privacidade EncontraSantoAmaro