Biblioteca Belmonte de Santo Amaro

Logo Biblioteca BelmonteA Biblioteca de Santo Amaro foi construída onde havia uma grande chácara, localizada na avenida Mário Lopes Leão, antiga rua Campos Sales, no centro de Santo Amaro. Nesse mesmo terreno e na mesma ocasião foi também construído o Parque Infantil Borba Gato. lateral do prédio.

A iniciativa da construção da Biblioteca de Santo Amaro partiu da administração municipal, que compreendeu a necessidade de incentivar a cultura e que se preocupava em aumentar os alicerces da educação infantil na região de Santo Amaro, então em franca expansão, e com muitas escolas públicas e particulares.

Foi inaugurada em 25 de janeiro de 1953, durante as comemorações do 399º aniversário da Cidade de São Paulo. Em 1973 passou a chamar-se Benedito Bastos Barreto e em 2005 seu nome foi alterado para Belmonte, seu pseudônimo.

A Biblioteca Belmonte sempre atendeu um grande público devido à facilidade de transporte e sua localização privilegiada no centro de Santo Amaro, onde circulam pessoas de bairros e municípios próximos.

Biblioteca Belmonte no Bairro de Santo AmaroEm 2003 foi inaugurado o Núcleo de Cultura Popular e Repente de Viola, permitindo que cordelistas, xilogravadores e repentistas que freqüentavam a região fizessem da Biblioteca Belmonte um espaço para realização de atividades ligadas principalmente à cultura popular do nordeste, que se mantém até hoje.

Por sua vocação voltada aos temas populares, a partir de agosto de 2007, a Biblioteca Belmonte torna-se a Biblioteca Temática de Cultura Popular, oferecendo acervo especializado, além do acervo comum às demais, e uma ampla programação cultural, que envolve cursos, oficinas, apresentações musicais e teatrais, de literatura, folclore, tradições populares brasileiras e história das culturas africana e afro-brasileira.

A Biblioteca Belmonte é uma das iniciativas ganhadoras do Prêmio Culturas Populares 2007 da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Minc, do Certificado de Honra ao Mérito da Leitura como Instituição Incentivadora da Leitura na Cidade de São Paulo, em tributo ao Projeto Pequenas Leitoras Contam Grandes Mulheres, edição 2008 e do Troféu Marco da Paz - Pateo do Collegio pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade educacional da região de Santo Amaro - 2008.

Biblioteca Belmonte:
Rua Paulo Eiró, 525 - Bairro: Santo Amaro
(11) 5687-0408
Horário de atendimento: 2a. à 6a. feira das 8h às 17h. Sábados das 8h às 14h.

 

 

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/smb/index.php?p=1197




  Sobre o EncontraSantoAmaro
Fale com EncontraSantoAmaro
Anuncie no EncontraSantoAmaro
Cadastre sua Empresa no EncontraSantoAmaro (grátis)



Termos EncontraSantoAmaro | Privacidade EncontraSantoAmaro


Bandeira do Bairro de Santo Amaro